A Sac Composites foi criada para trabalhar no desenvolvimento e fabricação de estruturas em materiais compostos fibra - resina (fibras de vidro, aramida ou carbono conjugadas com resinas de poliéster, éster vinílica ou epóxi).
Tais estruturas são obtidas a partir de perfis fabricados através do Processo de Pultrusão, que permite atingir excelentes propriedades mecânicas.
As estruturas em fibra-resina encontraram muitas aplicações tradicionalmente reservadas ao aço, alumínio ou madeira, nos diferentes setores industriais, tais como : - aeronáutico , espacial, automobilístico, elétrico, químico, petroquímico, construção civil.
A atração por estes materiais decorre das seguintes características:
- Elevada Resistência - Os materiais Compostos Fibra-Resina apresentam resistência específica superior à do aço.
- Baixo Peso - Possuem um peso 80 % menor que o do aço e 30% menor do que o do alumínio.
- Estabilidade Dimensional – Suas dimensões não mudam quando submetidos a carregamentos de fadiga ou contínuo.
- Resistência a Corrosão – Apresentam alta resistência a ambientes corrosivos, sob diferentes temperaturas e são imunes a intempéries.
- Não Condutor - Proporciona excelente isolação elétrica e baixa condutividade térmica.
- Não Metálico - Aplicam-se perfeitamente onde propriedades não metálicas e não magnéticas são requeridas.
Pultrusão , Spray –Up , Filamento Winding , Prensagem
Pultrusão consiste, basicamente, na disposição de fibras contínuas impregnadas em um banho de resina e que são puxadas através de um molde que estabelece a forma e o aspecto, controlando também o conteúdo de resina. A cura completa ou parcial ocorre durante a passagem através do molde, antes da peça ser cortada nos comprimentos desejados.